Encontrar soluções tecnológicas para empresas com uso de dispositivos que se conectam em rede é o trabalho do arquiteto de soluções Adriano Ribeiro, do Instituto de Pesquisas Eldorado, que falará sobre o assunto na mostra Brasília +TI que acontece entre os dias 5 e 7 na sede da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Rodrigues, que atua na área de aplicações inteligentes desde 2001, participa do debate temático "A quarta revolução industrial", na manhã da próxima quinta-feira (7).

Integram essa revolução tecnológica a Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) e a inteligência artificial. Com base nesse conhecimento e informações coletadas a partir de censores e imagens de câmeras, Ribeiro cria aplicações inteligentes. Um exemplo de aplicação é o rastreamento de macas em hospitais. Por meio de objetos conectados e interfaces em celulares foi possível dispor aos enfermeiros quais macas e leitos hospitalares estão disponíveis, explica o arquiteto. São soluções tecnológicas como esta que facilitam, agilizam processos internos e reduzem custos das empresas que Adriano Ribeiro vai expor aos participantes da mostra. "Vou abordar casos não sigilosos desenvolvidos pela nossa oficina de pesquisa", disse. Ele adianta que o agronegócio é uma das áreas emergentes do mercado de Tecnologia da Informação (TI) em Brasília.

A importância desse mercado na economia local é o foco do Brasília +TI, que vai reunir profissionais da área, entidades, pesquisadores, estudantes e interessados no setor. O evento conta com o apoio e participação da Sindicato das indústrias da informação do DF (Sinfor/DF), Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do DF (Sindesei/DF), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do DF (Assespro/DF), Associação de Startups e Empreendedores Digitais (Asteps/DF), Tecsoft e Fecomércio.

Acesse: Inscrições gratuitas e informações sobre a programação da mostra Brasília +TI

Informou Franci Moraes - Coordenadoria de Comunição Social

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar